Você está em: Home > Revista e noticias

NOTÍCIA

Dia da Mulher Off-Road!!!

Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na lama!

Dia da Mulher Off-Road!!!
Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na lama!



Até pouco tempo estar na lama” era uma expressão atribuída a alguém que está na pior ou caiu em desgraça. Em se tratando de mulheres, geralmente atribuída àquelas que não se enquadravam nos papéis ou comportamentos esperados da figura feminina. Um desses comportamentos que não são associados, é aventurar-se nas trilhas do mundo off road.


A presença de mulheres, embora não seja a maioria, sempre existiu e sempre houve as que não se incomodam de entrar na lama para puxar o cabo do guincho, ajudar em momentos complicados ou mesmo para não perder uma boa foto.


Embora a sociedade ainda tenha muito que evoluir no sentido de dar mais espaço para que as mulheres exerçam plenamente suas capacidades, as mulheres têm passado a ocupar o lugar de protagonistas em vários meios. No mundo off road, além de companheiras ou zecas, têm crescido o número de mulheres pilotos ao longo dos últimos anos.


Apesar disso, ainda é comum ouvirmos coisas como: era você na trilha? E quem pilotou pra você? Esse 4x4 é do seu marido ou do seu filho? O que provavelmente faz com que o senso comum tenha dificuldade em assumir as mulheres como pilotos são idéias pré-concebidas de que mulheres são medrosas, dirigem mal, são delicadas e frágeis para um terreno com dificuldades, que vão estragar o carro por desconhecimento, etc. Uma série de idéias que afastam as mulheres do volante ou creditam a elas uma incapacidade que não é real.

Felizmente algumas mulheres tiveram a oportunidade e apoio para romper essa barreira e descobriram, por elas mesmas o prazer que o mundo off-road proporciona sem que abale qualquer idéia de feminilidade que se possa ter.


Normalmente quando uma mulher decide, por conta própria comprar um jipe, ouve: “você está louca?”. Essa pergunta, no entanto, nos acompanha desde pequenas, geralmente quando alargamos as fronteiras do “feminino”, quando temos uma idéia diferente do esperado, quando essa idéia denota capacidade, coragem e auto-suficiência. Tantas vezes a ouvimos, que já encaramos como normal.


O que difere o 4x4 de uma mulher na trilha? Além de cintas, anilhas, patescas, ele provavelmente tem baton, protetor solar, capas de chuva em maior número do que os ocupantes, tolhas umedecidas (que é sempre motivo de piada), lanche para um batalhão e se ele for o único veiculo, você pode achar uma sacola com uma roupa de trabalho que nada tem a ver com a trilha, mas que fica lá; um kit de primeiros socorros super bem elaborado, paninhos para o que for necessário, e a lista segue, porque as mulheres costumam ser prevenidas até mesmo para situações inusitadas.


O maior desafio para as mulheres, é eliminar a idéia de fraqueza ou de falta de coragem, incutida nas cabeças femininas desde a infância. O mundo também não colabora muito, pela violência que sofremos, pelo peso do machismo que barra muitas das ações. Coragem não é não ter medo e sim, enfrentar o medo. E quando enfrentamos, sentimos nossa força e conquistamos nosso lugar.



Parabéns a todas as mulheres que foram para a lama e deram outro sentido para essa expressão. Parabéns para as jipeiras no dia internacional da mulher.



Texto: Ana Linardi

ANÚNCIOS INDICADOS